quinta-feira, dezembro 29

As Baixas... e os Médicos de Família

As Baixas... as baixas podem ser muita coisa... pode ser a baixa de Lisboa, pode ser menos um na tropa, enfim... mil e uma coisas de adaptam a este vocábulo. Mas a baixa a que eu me refiro é mesmo a baixa por doença... (alguém que dá baixa em qualquer lado por estar doente - menos um no emprego, por assim dizer...).
Infelizmente, e por motivos de força maior (a força pode ser considerada literal! - às 34 semanas há alguém que quer conhecer este mundo de loucos...) fui obrigada (também literalmente) a recorrer à baixa por gravidez de risco. Repouso Absoluto no domicílio foi o que a obstetra prescreveu (no mínimo por 2 semanas para ver se a "cusca" se aguentava escondida mais um bocadinho). Sim senhor respondi eu, embora apreensiva sobre como iria eu repousar absolutamente... nem sei como isso se faz... mas, se é por uma boa causa... Lá passou o papelito para ir entregar ao meu médico de família (coisa que eu não tenho já lá devem ir uns 2 anos). Mas tudo bem...
Médico de Família - conceito conhecido - único médico atribuído a uma família - com conhecimento sobre as várias doenças da mesma e que serve de apoio administrativo em casos como este.
Médico da Minha Família: DESCONHECIDO... Logo, depara-se-me um problema... a quem peço a baixa para entregar os papéis obrigatórios à entidade patronal?
Resolvi a questão solicitando à minha mãe que se dirigisse ao "meu" Centro de Saúde, à Unidade de Saúde Materna (3º andar) para ver se existia algum médico disponível para me passar a baixa... Agora vem a parte divertida - 1º informaram a minha mãe de que eu não tinha médico de família (dahhhh!!!), depois disseram-lhe que não tinham nenhum médico para me passar a baixa e mandaram-na ir ao 4º andar. Do 4º andar (isto sempre com muita "simpatia") mandaram-na pro 1º (sem solução à vista). E do 1º a minha mãe voltou ao 3º (o tal da Saúde Materna) pr'a perguntar como é que ia ser, visto que eu precisava dos papéis da baixa.
A resposta é do mais hilariante possível (tendo em conta que estou em casa, em repouso absoluto!) - que eu me dirigisse a outro Centro de Saúde (que não o meu...), que fosse às urgências, não mostrasse o papel que a minha obstetra passou e dissesse que não tinha ido trabalhar porque me estava a sentir mal.... Acho que a minha mãe nem respondeu à senhora... disse só BEM ALTO que só podia estar a gozar... e saiu porta fora. Melhor ainda, quando já vinha na rua, começou a ouvir chamar e qual não foi o espanto quando viu que a funcionária tinha vindo atrás dela para lhe pedir que deixasse lá o papel, assim como o meu contacto telefónico, para que pudessem tratar da baixa quando tivessem um médico...
REPOUSO ABSOLUTO???? Neste país???? É impossível.....

sexta-feira, dezembro 23

Bom Natal



♪ Sáilente náite, óli náite,
♪ Ól is calme, ól is bráite♪
♪ Ráunde ione virgine ande xaílde
♪ Óli infante sou tender ande mílde
♪ Slípe íne évanlí pice
♪ Slípe íne évanlí pice ♪

Raios partam as músicas de natal, não há raio de sítio onde se entre que não estejam putos a berrar músicas de natal...

sexta-feira, dezembro 16

Afinal uma mãe estremosa


"Os biólogos marinhos julgavam que as lulas fêmeas abandonavam simplesmente os seus ovos no fundo do mar. Mas um estudo publicado na última edição da revista "Nature", feito no Monterey Bay Aquarium Research Institute, revela que as lulas Gonatus onyx formam e arrastam uma bolsa de ovos nos tentáculos durante seis a nove meses até a nova prole nascer."
In “Publico”

Será que depois da prole nascer e antes de chegarem aos nossos pratos à sevilhana, recheadas ou grelhadas, também as mamãs e os papás Lula se divertem a espancar, torturar, sodomizar e violar as lulazitas pequeninas e indefesas como os humanos?
Cada vez tenho menos Sono

segunda-feira, dezembro 12

A consulta


20 Junho 2005
Posto Clínico do Cacém

- Muito bom dia pretendia marcar uma consulta para o meu médico de família.
- Só um minuto vou verificar a disponibilidade… pode ser no dia 28 deste mês?
- Épá assim tão rápido?!?!? Claro que pode.
- Sabe… andamos a tentar ser céleres nas marcações.
- Sim senhora, não vinha aqui há muito tempo, grandes mudanças.
- Pronto está marcado para dia 28.

27 Junho 2005
Télélé algures em Lisboa
- Estou…
- Bom dia fala do Posto do Cacém… é o Senhor Monge?
- Sim, o próprio.
- Olhe era para informar que o Doutor não vai dar consulta amanhã, esta num seminário…
- Seminário?!? E essas coisas marcam-se assim de véspera?
- Isso não sei responder… quer marcar nova data?
- Sim claro, já agora…
- Deixe-me ver… 21 de Julho pode ser?
- Sim claro, lá se vai a celeridade, mas que raio um mês é um mês, também não é assim tanto tampo.

20 Julho 2005
Télélé algures em Lisboa
- Estou…
- Bom dia fala do Posto do Cacém… é o Senhor Monge?
- Sim, o próprio, deixe-me adivinhar: O doutor não pode dar consultas?
- Sim, esta de banco…
……
23 Agosto 2005
Télélé algures em Lisboa


Blá blá blá blá

Hoje 12 de Dezembro de 2005

Foi adiada mais uma vez… para 28 de Dezembro…

Se tivesse de morrer, já tinha morrido

Até fico sem sono…